Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SomosDesporto

Blog desportivo, noticias atualizadas, futebol nacional e internacional.

SomosDesporto

Blog desportivo, noticias atualizadas, futebol nacional e internacional.

Sonho leonino continua a voar nas asas de 'El Avioncito'

naom_5aa1b30711d1c.jpg

   Sporting está em vantagem nos oitavos-de-final da Liga Europa. O conjunto verde e branco venceu esta quinta-feira o Viktoria Plzen, por 2-0, em Alvalade, num jogo em que Fredy Montero voltou a viver mais um grande noite de leão ao peito. 

   Sem Bas Dost, Jesus lançou Fredy Montero como homem mais adiantado, com Bruno Fernandes e Bryan Ruiz nas costas, e... ganhou a aposta. Contudo, não foi uma primeira parte fácil para os leões. Apesar do domínio absoluto, os conjunto verde e branco acusou bastante a falta do holandês, principalmente nos momentos em que Gelson Martins à direira e principalmente Acuña à esquerda solicitavam a presença dos companheiros, com cruzamentos para a área que raramente resultaram em perigo. A única exceção acabou mesmo por ser o derradeiro lance do primeiro tempo.

   Antes disso, todas as tentativas foram anuladas com alguma tranquilidade pela defesa checo. Montero procurava maioritariamente surgir ao primeiro poste, deixando o segundo repleto de jogadores... do Viktoria Plzen. Consciente deste problema, Jesus tentou várias vezes pedir a Gelson Martins para se 'encostar' ao colombiano, derivando frequentemente para o centro do terreno e aproveitando o espaço que Bruno Fernandes e Bryan Ruiz deixavam em aberto sempre que baixavam para 'pegar' no jogo.

   Foi precisamente num lance deste tipo que o Sporting obteve a primeia grande ocasião de golo. Acuña, um dos elementos em melhor foco no primeiro tempo, cruzou rasteiro com conta, peso e medida e Gelson Martins, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, desviou de pé direito, mas a bola saiu ao lado. À passagem dos 20 minutos foi a vez do argentino pisar terrenos interiores e, flectindo para o meio, desferiu um belo remate em arco que acertou na trave da baliza de Hruska.

   O Sporting pressionava, praticamente anulava as ações ofensivas dos checos e ia somando oportunidades. Bruno Fernandes tentou o golo de fora da área por duas vezes, mas em ambas as ocasiões a bola saiu ao lado. Já em cima do intervalo, quando já todos esperavam pelo apito do árbitro, Montero fez 'explodir' Alvalade. Fábio Coentrão iniciou a jogada no lado esquerdo, combinou com Bryan Ruiz, o costa-riquenho devolveu ao lateral-esquerdo, que, de primeira, sem deixar a bola cair no relvado, assistiu 'El Avioncito' para o 1-0. De cabeça, o colombiano assinou o segundo golo neste regresso ao Sporting, o primeiro na Liga Europa.

   No entanto, logo no reatamento da partida, Montero viria a desatualizar este registo. Aos 49', Bruno Fernandes recuperou a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa. Mais um grande lance do camisola 40 a aproveitar da melhor forma este regresso à titularidade.Um golo que trouxe maior conforto aos leões e permitiu a Jesus gerir melhor o encontro. Battaglia foi lançado no encontro no lugar de Acuña, Bruno Fernandes derivou para o lado esquerdo e o Sporting passou a ter maior qualidade na posse, não baixando a intensidade.

   Já depois de Coates ver o cartão amarelo, que o tira do jogo da segunda mão, devido a castigo, Bryan Ruiz e Bruno Fernandes ameaçaram o terceiro, mas o guardião Hruska brilhou com duas belas intervenções.Até ao final, William Carvalho também viu o cartão amarelo, falhando assim também a viagem à Rep. Checa, enquanto o Viktoria Plzen ainda tentou reduzir a desvantagem e chegou mesmo a assustar, já dentro dos últimos 10 minutos, num cabeceamento muito perigoso de Krmencik que rasou o poste direito da baliza de Rui Patrício.

   Com esta vitória, o Sporting dispõe assim de uma importante vantagem nestes oitavos-de-final da Liga Europa. O sonho continua assim a voar nas asas de... 'El Avioncito'.